12 September 2017

Timor-Leste realiza a primeira Reunião Plenária da IV Legislatura

O Parlamento Nacional realizou, no dia 05 de setembro de 2017, a sua primeira Reunião Plenária da IV Legislatura. Esta reunião iniciou-se pelas 10:30, e foi presidida pelo Presidente em exercício, Adérito Hugo da Costa.

Depois do seu discurso inicial, em que se referiu ao que foi conseguido na III Legislatura, e aos desafios para a IV Legislatura, Adérito Hugo da Costa entregou uma lembrança simbólica à Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Maria Teresinha Viegas, simbolizando as boas relações entre o Parlamento Nacional e o Governo.

Depois disto, os novos deputados tomaram os seus lugares no Plenário. O Plenário do Parlamento Nacional é composto por 65 Deputados, tendo sido eleitos, nesta IV Legislatura, 23 Deputados do partido FRETILIN, 22 Deputados do partido CNRT, 8 Deputados do partido PLP, 7 Deputados do partido PD e 5 Deputados do partido KHUNTO.

Logo de seguida, procedeu-se à constituição de uma Comissão Eventual para Verificação de Poderes. A Comissão confirmou a legalidade e a ausência de incompatibilidades, e o Plenário votou, por unanimidade, a aprovação do Relatório da Comissão.

Após este processo, realizou-se o juramento dos Deputados da IV Legislatura.

A Reunião Plenária continuou com o anúncio de que existiam duas listas para o cargo de Presidente do Parlamento Nacional. Seguiu-se um período de aceso debate sobre questões processuais e regimentais, relacionado com os moldes da votação.

Os candidatos a Presidente do Parlamento Nacional foram o Deputado Aniceto Longuinhos Guterres Lopes, do partido Fretilin, e o Deputado Adérito Hugo da Costa, do partido CNRT.

A votação realizou-se cerca das 21:30, e pelas 22:15 foi anunciado o resultado, tendo o Deputado Aniceto Longuinhos Guterres Lopes, do partido Fretilin, ganho a eleição, com 33 votos, contra 32 do Deputado Adérito Hugo da Costa, do partido CNRT.

O novo Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Longuinhos Guterres Lopes, no seu discurso, começou por declarar que será presidente de todo o Parlamento e não de partidos ou fações. De seguida, dirigiu-se aos vários órgãos de soberania, garantindo o respeito e a solidariedade do Parlamento Nacional. Apelou também aos Deputados para que trabalhem em conjunto, resolvendo as diferenças e juntando esforços em defesa do interesse nacional, sem contudo, deixarem o espírito crítico, próprio de cada Deputado. Por fim, prometeu todo o seu empenho para que o Parlamento trabalhe em prol de todos os timorenses.

Os trabalhos do Parlamento Nacional continuam hoje, dia 06 de setembro, para a eleição dos restantes membros da Mesa.



http://www.parlamento.tl/noticia/pt/2017/06/ParlamentoNacionaldeTimorLeste.php
Post a Comment

Featured Post

Volunteer or Donor Opportunity Proposed ETLJB Project East Timor Court Reports Database

BASIC OUTLINE OF JSMP EAST TIMOR COURT REPORTS PROJECT DRAFT 17 MAY 2017 (C) wwright2018 JUSTIFICATION One of the long-hel...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...